26 abril 2010

A importância das cores na decoração

Postado por Kênia Guimarães às 16:24 0 comentários



Partindo do princípio de que a combinação de cores dentro da decoração é fundamental para criar ambientes harmoniosos, sofisticados, alegres, aconchegantes, discretos, calmos, divertidos, e de que nós Designers de Interiores devemos estar cuidadosamente atentos as funções e o objetivos que cada ambiente transmite, fica claro que, antes de qualquer escolha deve-se definir qual ou quais cores irão decorar este ou aquele ambiente. Se baseando sempre em cima de um estudo sobre a personalidade dos ocupantes na hora destas escolhas.
Na hora da escolha estas dicas devem ser levadas em consideração

O Eu
Acima de tudo deverá escolher as cores com que mais se identifica. Se mesmo assim a questão persiste, uma forma de solucioná-la, por exemplo, é consultar algumas revistas de decoração e perceber os ambientes com os quais mais se identifica e quais as cores que mais se repetem neles.  Não esqueça que o amarelo e o laranja transmite alegria e incentivam o convívio, ideais para as zonas sociais da casa. O vermelho é excitante e energético embora não aconselhável se for nervoso ou stressado, nesse caso deverá procurar cores como o azul e o violeta que proporcionam tranquilidade assim como verde que potencia o equilíbrio, estas cores são boas soluções para as áreas de descanso.

A Luz
Um aspecto importante a ter em consideração, na escolha da cor é a luz, quer seja natural como artificial, esta irá potenciar ou inibir determinados tons. Se está a pensar decorar uma zona da casa virada a Norte ou a Este, tenha em atenção que são confrontações que normalmente recebem menos luz natural, são áreas frias e como tal os tons quentes são uma boa escolha pois dão uma sensação de calor e aconchego. De forma inversa, as orientações solares Sul e Oeste recebem muita luz solar e como tal necessitam de ser refrescadas com tons frios. Na luz artificial deverá ter em conta que as lâmpadas tradicionais incandescentes intensificam as cores, as quentes ficam mais quentes e as frias mais frias. As lâmpadas de halogéneo são as mais próximas da luz natural e como tal as que menos adulteram as cores, já as florescentes retiram brilho e personalidade às cores. Actualmente existe no mercado lâmpadas de baixo consumo de ambos os tons, quente e frio. Se o ambiente tiver cores quentes poderá escolher luz fria se tiver tons frios poderá aquecê-lo com a luz artificial.

A Dimensão
Finalmente deverá ainda levar em linha de conta na decisão por um determinado tom a dimensão da habitação a decorar. Se for pequena, deve optar por tons claros pois dão a ilusão de espaço, se for alta poderá dissimular este excesso pintando o tecto de uma cor sombra. Se pelo contrário, for baixa, deverá pintar o tecto de tons claros e evitar frios. Se o problema é a divisão ser estreita e comprida, deverá pintar com um tom escuro a parede que pretende “aproximar” e de tom claro as paredes laterais que pretende recuar.
Acima de tudo, o essencial é tentar retirar boas energias das cores que escolher. Sentir-se bem é o principal objetivo.


Sobre algumas cores


Branco
Contém todas as cores. É purificador e transformador, significa paz, dignidade. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade, mas cuidado, pode também produzir sensação de frieza e esterilidade. Ótimo para qualquer ambiente principalmente cozinha e banheiros. Mas se numa casa, paredes, móveis, tapetes...forem 100% brancos, o resultado poderá ser ambientes frios e hostis. Dá sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.

Azul
É a cor da purificação, tem o poder de desfazer as energias negativas. Veja alguns significados : verdade - afeto - intelectualidade - serenidade - infinito - meditação - confiança - amor - fidelidade - profundidade...
Nos tons suaves, acalmam a energia que estiver hiperativa. Muito usado em quartos de crianças.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono.
Mais escuro, transmite autoridade e poder. É aconselhado que se use em ambientes formais.
Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.

Verde
Representa esperança, abundância. Estimula momentos de paz, equilíbrio e de cura. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância 'às crianças, 'à família e aos animais. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada 'à auto-estima
Indicada para todos os ambientes, sendo ideal ter plantas ou acabamentos em verde vivo, pois é ali que se purifica o corpo e se renovam as energias.
No chão e detalhes, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Vermelho
É a cor do fogo, paixão, entusiasmo, dinamismo, impulsos, poder, vigor, ação, emoção, alegria. Na psicanálise, o vermelho remete ao sentimento; já na cultura oriental valoriza a introspecção, a alimentação e a dança.
Na casa, tons avermelhados são indicados para salas de estar e jantar. Mas todo o cuidado é pouco na hora de aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, podendo provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. No entanto, em demasia, cai para a vulgaridade.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho.
Locais como teatros, restaurantes e bares podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

Lilás e violeta
Cores ligadas à intuição, espiritualidade, fantasia, mistério, misticismo. Exerce influência em emoções e humores. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoçãoo e lealdade. Quando usado com o amarelo, estimula a instrospecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde, estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
É ideal na mistura com o branco para não gerar dispersão (sugerida para quartos de quem está convalescendo).
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.

Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitr que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.

Magenta
Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.

Turquesa
É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

 Eu adorooooo paredes listradas!

Um pouco do que você precisa saber sobre Design de Interiores

Postado por Kênia Guimarães às 15:41 0 comentários

O que é Design de Interiores?

Design de Interiores é uma evolução técnica e estética da Decoração. Com a necessidade urbana de espaços cada vez mais detalhados e personificados aliado aos avanços tecnológicos em equipamentos, materiais e uso destes espaços, o profissional de decoração foi ficando para trás por não ter competência, conhecimentos e nem habilidade técnica para projetar. Com esta nova realidade surge então o Design de Interiores, uma área bem mais ampla e vasta com vários segmentos onde o profissional aprende em seu curso conteúdos multidisciplinares de Design, Arquitetura, Engenharia, Artes entre outras áreas que formam o todo.
Com esta formação o profissional está apto a realizar alterações no layout, trabalhar gesso, iluminação, projetar móveis, trocar revestimentos enfim, tudo o que for necessário para que o seu projeto seja inovador, contemporâneo e correto dentro das Normas Técnicas.
Através de toda a sua carga de conhecimentos aliada às informações obtidas junto com o cliente através de entrevistas e briefing ele tem materiais em mãos para projetar estes espaços de forma ou a simplesmente fazer ajustes usuários/uso até mesmo propor alterações gerais dos espaços, incluindo propondo novas aberturas e/ou fechamentos.



Quais as áreas de atuação do Designer de Interiores?

Todos os ambientes internos residenciais, comerciais, industriais, estandes entre outros.

Como um designer cria um ambiente?

Primeiramente, é preciso que o cliente preencha um briefing – um documento explicando o que ele quer. O briefing contém informações pertinentes ao designer, como desejo principal do cliente, sonhos e vontades, cores que lhe são agradáveis, fluxograma (uso) diário dos espaços, composição familiar/empresarial entre vários outros elementos. Depois, ele junta todas as informações que ele puder sobre o cliente, traçando um perfil psicológico/social. Após isso, o designer faz um brainstorming ou um painel de semântica com tudo relacionado ao assunto: imagens de móveis, imagens de equipamentos e materiais, conceitos, etc. Em seguida, ele analisa todas as informações e começa a gerar rascunhos alternativos de layout. Não há nenhuma regra para o número de alternativas. Alguns geram três, outros geram 300. Esta é a etapa mais demorada do processo, pois o designer precisa levar em conta todas as informações que ele juntou e todo seu conhecimento. Quando o designer acredita que já gerou soluções o suficiente, começa o processo de eliminação no qual ele descarta as alternativas até reduzir até no mínimo três alternativas. Com isto feito, ele aperfeiçoa os esboços (em um software, ou no papel mesmo) já com as cores que ele definiu no processo de rascunho. Em seguida, o designer apresenta alternativas ao cliente (muitos preferem apresentar apenas uma alternativa). Caso o cliente desaprove, abre-se uma discussão entre os dois lados para verificação de ajustes no projeto, onde estão os objetos indesejáveis (pontos de rejeição), pontos de acertos, possíveis soluções, etc. Isto implica voltar à mesa de desenho e re-projetar algumas ou muitas coisas. O processo se repete até o cliente finalmente aprovar o trabalho. Depois ainda é aconselhável criar um manual de uso para o cliente saber como lidar com equipamentos e materiais (lâmpadas, limpeza, etc).

25 abril 2010

Estudando as cores

Postado por Kênia Guimarães às 11:37 0 comentários
Aula da bete

aprendendo a combinar as cores

muito legallllll!!!!!

Projeto: Apartamento Na Lagoa

Postado por Kênia Guimarães às 08:54 0 comentários
Planta baixa



Antes


 
Depois

 
Perpesctiva: sala de estar e home theater integrados

24 abril 2010

Tendências 2010

Postado por Kênia Guimarães às 00:57 0 comentários
Verde e azul turquesa


 

Dicasa Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare